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Notícias

2015-07-28
Infomecatrónica - Presente como Orador na Exponor na 2.ª Conferência “Como Reduzir Custos na Oficina”

A INFOMECATRÓNICA esteve presente e foi um dos oradores convidados na 2.ª Conferência “Como Reduzir Custos na Oficina” que se realizou no passado dia 06 de Junho de 2015 no Centro de Congressos da Exponor, e que foi organizado pela Turbo Oficina aquando da realização da Expomecânica 2015. O tema apresentado foi – Help Line Técnica – O recurso a uma linha técnica de apoio como forma de reduzir custos.

HELP LINE TÉCNICA

No mundo oficinal é praticamente impossível sobreviver sem uma linha de apoio – um dado adquirido quando se contratam serviços de bases de dados técnicas como os fornecidos por empresas como a Autodata ou Alidata.

Mas, na opinião de Sérgio Pinto, estas soluções são normalmente mais limitadas do que a proposta da Infomecatrónica, que defende o recurso a uma linha especializada de apoio técnico, composta por técnicos e mecânicos, como uma forma de reduzir custos nas oficinas. O responsável acredita que uma central deste tipo permite “uma resolução mais dirigida do problema e da informação”, uma vez que responder às avarias mais comuns “é mais fácil e imediato”. Sérgio reitera que “tal não significa que se devam excluir as bases de dados técnicas”. Mas sempre diz que estas podem ter “um custo anual de €700 a €1500 e nenhuma tem todo o tipo de informações”. Depois, “um mês de informação técnica oficial custa €285 e, se precisarmos de recorrer individualmente a uma marca, essa ajuda telefónica tem um custo médio de €25 por cada problema”, adianta. Já a solução da Infomecatrónica “tem um custo de €19,90 por mês ou €238 por ano, sem limite de chamadas, e a resposta é imediata” – ideal para as oficinas que contam com poucos funcionários e necessitam de um serviço rápido: “ Numa oficina em que os mecânicos acumulam diversas funções e estão constantemente a ser interrompidos, a help line técnica permite-lhes estar mais concentrados quando estão a falar com os clientes e uma ajuda concreta na resolução do seu problema já que estão a falar com técnicos especializados. Mas também é útil para empresas de maior dimensão, em que os mecânicos já não têm acumulação de funções mas necessitam de ser altamente produtivos e de seguir os tempos dos fabricantes.

Em vez de perderem tempo a procurar informação técnica, fazem um telefonema e nós providenciamos-lhes essa informação, dando-lhes o tempo de que necessitam. “

Sérgio explica também que esta opção evita “que se comece a procurar o amigo desta ou daquela marca para resolver problemas menos conhecidos”, o que por si só não é a informação mais correcta, e que o seu serviço consegue reunir “uma base de incidências comum” e assim “ajudar as oficinas da próxima vez”, até porque “às vezes demoramos mais tempo a entrar no servidor da marca do que à procura da informação”.

 

 




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